Coronavírus e viagens: o que fazer?

A pandemia do coronavírus chegou e trouxe com ela um grande impasse aos que tinham suas viagens marcadas para o exterior. Voos cancelados, fronteiras fechadas em dezenas de países e quarentena por tempo indeterminado são alguns dos fatores que têm frustrado tanto turistas como todos os que fazem parte do setor de turismo: agências de câmbio e viagens, companhias áreas e hotéis, só pra falar de alguns.

Se você estava com viagem internacional marcada, temos certeza de que várias outras coisas já tinham sido compradas e fechadas. Pra ajudar você a decidir o que fazer, reunimos uma série de dicas úteis que foram publicadas nos últimos dias. Confira a seguir.

Viagens de março a maio 

A saúde vem em primeiro lugar. Considerando a ameaça ainda presente de contrair e transmitir o vírus, a recomendação é de remarcar a viagem ao exterior, caso seja possível. Até mesmo o maior grupo de turismo do Brasil suspendeu programações de viagens, de 21 de março a 10 de abril.

Viagens em junho ou julho

O cenário ainda não está claro. Então, recomenda-se aguardar o desfecho dessa pandemia nos destinos internacionais. Além disso, a remarcação gratuita nesses meses ainda não foi liberada por algumas empresas. Se você mexer na passagem agora, pode ter prejuízo.

Uma novidade, porém, é que caso você tenha comprado passagem aérea internacional de uma companhia aérea brasileira (Azul, GOL, Latam, Passaredo ou MAP) para viajar entre 1° de março e 30 de junho de 2020, poderá remarcar sua viagem internacional, uma única vez, sem pagar multa ou diferença tarifária.

A remarcação é válida para datas até um ano, a partir da data de compra da passagem, não da data do voo. E quem comprou passagem para datas de baixa temporada, só poderá remarcar sem diferença tarifária em outras datas de baixa temporada.

As regras completas você confere na íntegra no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Trata-se de um acordo recente, firmado entre as companhias aéreas brasileiras e o Ministério Público Federal.

Viagens a partir de agosto

Espera-se que o segundo semestre seja bem mais favorável. Contudo, ainda não existem garantias. Cada país enfrenta uma dimensão diferente dessa pandemia. O jeito é acompanhar as notícias.

Remarque, não desmarque!

Segundo dados da ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens), em março já houve uma taxa de cancelamentos de viagens de 85%. Não é pra menos que o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, pediu para as pessoas não cancelarem as viagens, apenas adiarem. Esta é uma atitude inteligente, já que garante que a sua viagem ainda acontecerá e incentiva a economia, reduzindo os impactos dessa crise nas empresas de turismo.

De acordo com o Ministério do Turismo, o consumidor pode remarcar, sem custos adicionais, as viagens turísticas previstas para os próximos 60 dias. É importante destacar que a remarcação leva em conta fatores como destino, temporada e tarifas de passagens. O mesmo vale para hotéis e pacotes turísticos.

O consumidor que adquiriu passagens por meio de agências de turismo e companhias aéreas que fazem negócios no Brasil – presencial ou virtual, em moeda nacional e em português – poderá realizar o reagendamento sem custo adicional. O mesmo vale para hotéis.

E quanto ao seu chip internacional?

O mesmo princípio se aplica. Em vez de cancelar o serviço, opte por reprogramar o período de uso do seu chip Brasil Roaming para um período à frente, de sua escolha. Estamos à disposição para ajudar todos os nossos clientes. Basta falar com o nosso suporte, ok?

Segue o contato:

+55 11 3135-6720 (telefone e WhatsApp)

Entendemos que nossos queridos clientes estão sendo forçados a abrir mão de suas viagens e férias ao exterior para preservar a saúde pública. Ainda assim, estamos confiantes que esta crise que enfrentamos, assim como outras, é temporária. Portanto, reiteramos: em vez de cancelar, tente reprogramar seus pacotes e serviços de viagem para o segundo semestre. A Brasil Roaming e suas agências parceiras contam com você!