Le Tour de France 2017

“Le Tour de France 2017”: conheça a origem de um dos eventos mais populares do verão europeu

Considerado um dos eventos mais populares do verão europeu, o Tour de France acontece há mais de 100 anos

O Tour de France é uma corrida de bicicleta em múltiplos estágios que começou na França no ano de 1903, com o objetivo de aumentar as vendas do jornal L’Auto, que é atualmente comandado pela Amaury Sport Organisation. O evento deixou apenas de acontecer nos anos em que aconteceram as duas Guerras Mundiais (de 1914 a 1918 e de 1939 a 1945).

A primeira edição do evento tinha em seus planos uma corrida de cinco estágios, dos dias 31 de maio a 5 de julho, começando em Paris e parando nas cidades de Lyon, Marseille, Bordeaux e Nantes antes do retorno à Paris. A cidade de Toulouse foi incluída posteriormente para quebrar a jornada longa que cruzava o sul da França do Mediterrâneo ao Atlântico.

Tipos de Classificações

A principal competição dentro do Tour de France é conhecida como ‘classificação geral’, onde o prêmio é o uniforme amarelo: que premia o ganhador do evento. Alguns pilotos de cada equipe focam em ganhar esta classificação, mas há mais três prêmios que atraem os competidores de todas as especialidades: pontos, montanhas e uma classificação para pilotos jovens com aspirações de classificação geral, além de classificações e prêmios menores para diversas categorias.

Etapas

O Tour moderno conta com, geralmente, 21 estágios, sendo um por dia. Na maior parte dos estágios, os pilotos começam juntos. Este é o départ fictif (partida fictícia, em tradução livre), que é um começo sem corrida. O começo real, conhecido como départ réel, é anunciado pelo diretor do Tour de France, ao agitar uma bandeira branca.

Os diretores da competição categorizam o estágio em massa em três categorias: “plana”, “montanhosa” ou “montanha”, e essa categorização afeta os pontos concedidos na classificação de cada dia de Tour. Entre as etapas estão, também, os “ensaios de tempo individuais”, o “time time trial” e os “limites de tempo”, cada etapa com suas regras.

Início e Final do Tour de France

Agora, uma curiosidade: sabia que, desde a década de 1960, o Tour de France se inicia em outros países que não a França? Entre os países que já sediaram o Grand Départ (a “grande partida”, em tradução livre) estão Bélgica, Alemanha, Suíça, Países Baixos (Holanda), Espanha, Irlanda e Reino Unido (Inglaterra). Neste ano, o Tour de France começou na cidade de Düsseldorf, na Alemanha, passando pela cidade de Liège, na Bélgica.

O ponto final da competição, de 1903 a 1967, foi o estádio Parc des Principes, oeste de Paris e de 1968 a 1974 foi o Piste Municipale, ao sul da capital. É desde 1975 que o término da corrida se passa na Champs-Élysées, a avenida mais famosa da Cidade Luz, onde fica o Arco do Triunfo, um dos pontos turísticos mais populares da França.

Acompanhar o Tour de France está em seu itinerário de viagem para a Europa? Para compartilhar os melhores momentos da competição e as mais belas vistas da França em tempo real, a Brasil Roaming oferece planos de comunicação com ligações, SMS e dados para você se conectar sem fronteiras. Conheça as condições em: https://goo.gl/BGvvU6

 

Deixe uma resposta