Noto: uma cidade encantadora da Sicília

Sicília é considerada a 5ª maior cidade da Itália. Por estar localizada na costa do Mar Mediterrâneo já foi colonizada por diferentes povos, entre eles gregos, espanhóis e por fim os romanos. Agora dá para entender porque o povo siciliano tem tanto orgulho da sua terra natal. Foram muitas disputas até ser “tutti” italiano.

Com a quantidade de beleza espalhada pelos 25.710km² da ilha fica fácil sentir orgulho desse lugar. Só de Patrimônios Mundiais da Humanidade, nomeados pela Unesco, são 7, todos  localizados na Sicília. Entre eles está o Vale di Noto, nosso próximo destino.

Definida como a capital do Barroco Siciliano, a cidade de Noto tem monumentos arquitetônicos por toda parte. Igrejas, edifícios, palácios, monastérios e casinhas entre as ruas estreitas caracterizam a identidade italiana do século XVII e XVIII e que prevalece até hoje com curvas e ornamentos barrocos. Conheça todos esses lugares em um de tarde, quando o sol se põe, para entender o verdadeiro significado do termo “jardim de pedra dourada”. A tonalidade amarelada deixa a cidade ainda mais fascinante.

A pequena cidade também oferece eventos culturais. Um dos mais tradicionais que acontece todos os anos no terceiro domingo de maio é o Dia da Infiorata. Em Noto, a Via Nicolaci é coberta por desenhos feitos de pétalas de flores inspirados em obras religiosas e pinturas de artistas famosos. Especialistas acreditam que essa prática teve início em Roma, no ano de 1625. Neste ano a data cai no dia 21 para dar continuidade à tradição.

Para ter uma vista mais privilegiada a dica é subir no terraço da igreja San Carlo, que fica no Corso Vittorio Emanuele, quase em frente ao evento. De cima, a visão do tapete de flores é impressionante. Para acessar o topo da igreja é preciso pagar um valor simbólico de € 2,00.

Faça parte dessa linda festa italiana e conheça uma das mais belas tradições de Noto. Aproveite para compartilhar todos os momentos dessa viagem com os dados móveis da Brasil Roaming. Desembarque conectado e divulgue suas fotos nas redes sociais. Garanto que serão muitas! O chip internacional está a partir de €25. Para saber mais acesse: https://www.brasilroaming.com.br/Produtos.aspx?IDModal=2

 

Deixe uma resposta